O @ntenados é um blog que
reúne informação e
conhecimento voltado ao
público jovem. Nosso objetivo
é buscar assuntos que façam
parte do dia a dia e do
interesse dos estudantes.

Fabiano, Fred, Leticia e Priscila
são alunos do Terceirão
do Colégio Dom Jaime Câmara

Fabiano


Fred
@fred_zip


Leticia


Priscila
 
terça-feira, 3 de agosto de 2010  
Primeiro Emprego


Carteira assinada, uniforme, empresa, chefe, colegas de trabalho, funções, salário... São as associações mais comuns que se faz quando o assunto é emprego. Um ambiente completamente diferente da sala de aula, da faculdade...

O tema de hoje pode parecer um pouco à frente do que a galera que acompanha os assuntos do blog está para enfrentar, mas... Quem nunca pensou em como vai ser seu primeiro emprego? Ouve-se falar muito de mercado de trabalho, mas como será que é na prática? Muitos decidem fazer tal curso por que querem trabalhar com tal coisa, mas será que já pararam para pensar que talvez seu primeiro emprego não seja aquilo que você realmente quer? Só de pensar nesse assunto dá um nó na cabeça e ao mesmo tempo um frio na barriga. Mas calma, hoje nós vamos dar umas dicas espertas para você se antenar sobre o tão ansiado e temido primeiro emprego.

Encontrei uma vaga, e agora?Agora, naturalmente vem uma entrevista, para ver se você é bom ou não para o cargo. Vixi, sou tímido e odeio ser questionado, como faço? Uma dica: Vá treinando e deixe a timidez de lado, pois ela só tende a atrapalhar seu futuro profissional. Se não conseguir aquele emprego que tanto queria não fique deprimido ou traumatizado, leve na boa e continue em frente, pois outros empregos virão. Não pense que este será seu único emprego na vida, acostume-se com a ideia de demissão, transferência ou promoção. Convenhamos que se acostumar com a última nem é algo tão ruim assim né? Enfim, a experiência de passar pelo primeiro emprego é única. Boa ou ruim é única.

A primeira parte de quem almeja o primeiro emprego é informar-se. Ou seja, procurar vagas. Não espere começar com a função e salário dos sonhos. A dica de ouro deve ser a seguinte: Procure empresas relacionadas com a profissão a que você aspira. Mesmo que você vá trabalhar como office boy ou na recepção. Quando você tiver competência para exercer a função que sonha, o seu contratador já conhece o seu bom trabalho!

O vídeo a seguir é uma entrevista concedida pela consultora empresarial Viviane Rodrigues ao Programa Destaque, aborda vários aspectos sobre o que você deve esperar e para que você deve se preparar. Recomendamos!



Vale a pena trabalhar estudando?

De acordo com o IBGE 1.908.978 jovens entre 17 e 25 estudam e ainda trabalham ou procuram emprego no Brasil, o que corresponde a 20,5% do total de jovens. E outros 30,6% apenas trabalham. Quer dizer que 51,1% dos jovens no Brasil estão empregados ou procurando ser? (fonte: Gazeta do Povo) Isso mesmo! Um número muito maior do que a gente imagina, mas que não representa-se exatamente melhor por isso. Muitos jovens, por falta de condição financeira, deixam de concluir (ou nem iniciam) seu ensino Médio ou Superior. O que geralmente, não é um bom negócio, já que eles não voltam a concluir sua educação.

Trabalhar e estudar parece cansativo, e é mesmo. Você se vê com uma oportunidade bem próxima de ganhar algum dinheiro realizando uma função que condiz com a sua falta de experiência. Enquanto se depende dos pais para viver, um salário mínimo parece muito! Quantas coisas você poderia comprar com R$ 510,00? Mas o lucro de agora, pode ter consequencias no futuro. A matéria que você deixou de estudar hoje por que estava cansado, pode ser o que cai no concurso ou vestibular de amanhã!

Cada um sabe da própria capacidade e aspirações. Os conhecidos empregos de meio-período são a opção ideal para quem deseja levar o emprego e a educação a frente. Trabalhando 4 horas por dia, você ainda tem tempo de estudar e fazer trabalhos e deveres. É puxado, é claro. Mas se você acha que é capaz, vá em frente!

Como realizar uma entrevista de emprego?

Depois de procurar por vagas que se adequem a você. A entrevista passa a ser algo extremamente temido. Mantenha-se calmo. Nem sempre a primeira entrevista vai ser perfeita, mas outras virão. Vá para a entrevista com a mente esclarecida, não seja pessimista e nem pense que sua vida depende daquele momento. Ninguém vai enxotar você por ter tossido sem querer no empregador. No fim, o máximo que pode acontecer, é você não ser selecionado.

O site Abril.com elaborou 27 dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego que deixamos com vocês a seguir:


1. Pegue um papel e faça uma lista de seus pontos fortes e fracos.

2. Escreva o que você almeja para a sua vida profissional.

3. Atualize o currículo e leve uma cópia para entregar ao selecionador.

4. Busque informações sobre a empresa e acompanhe o noticiário.

5. Treine em casa. Isso mesmo! Pense nas perguntas que podem lhe fazer e ensaie as respostas.

6. Prepare-se também para responder por que você é a candidato ideal para a vaga.

7. Separe a roupa que vai usar um dia antes – confortável e sem decote ousado.

8. Confira o caminho até a empresa e calcule o tempo necessário para chegar cerca de 15 minutos antes.

9. No dia anterior, relaxe. Tenha uma boa noite de sono para não estar com aspecto cansado na entrevista.

10. Observe o ambiente e veja como as pessoas trabalham. Isso vai lhe ajudar a perceber o que esperam de você.

11. Esqueça termos como “querida” e “meu bem”. Transmite falsa impressão de intimidade.

12. Deixe em casa chicletes e cigarro.

13. Procure não olhar para o relógio, não roer unhas e desligar o celular.

14. Saiba de cor o nome e o cargo de quem vai entrevistá-lo.

15. Mostre autoconfiança e uma boa dose de entusiasmo.

16. Acalme-se e pense bem antes de responder.

17. Evite respostas longas, mas também não seja monossilábica.

18. Evite respostas vagas. Procure ser direta com o entrevistador.

19. Gírias são terminantemente proibidas!

20. Não minta. Em geral, o entrevistador descobre...

21. Autenticidade e naturalidade sempre rendem bons frutos.

22. Se lhe perguntarem algo que não sabe, diga que não tem muito conhecimento sobre o assunto, mas que ficou curioso e vai se informar.

23. Falar mal das empresas onde trabalhou? Por nada nesse mundo!

24. Deixe o selecionador mencionar antes sobre salário e benefícios. Não precisa perguntar.

25. Não interrompa o entrevistador.

26. Pergunte quais serão as responsabilidades e metas do cargo.

27. Aproveite, em seguida, para explicar porque suas qualidades se encaixam perfeitamente no perfil descrito.

Gostariamos ainda, de deixar mais um vídeo do grande Max Gehringer, explicando muito bem o que fazer na sua entrevista. Não esqueçam de dar uma olhada nos links do para saber mais desse post!



E ainda, para deixar claro e dar dicas do que é certo vestir na sua entrevista, recomendamos o vídeo a seguir. Que dá algumas opções simples que servem para quase qualquer tipo de entrevista ou ambiente de trabalho.




Seu Primeiro Currículo

Muitas vezes, o currículo é solicitado antes mesmo da entrevista de emprego. Algumas você não precisará apresentar um, e em outras, você deverá preencher uma ficha ou questionário que exerce a mesma função do currículo: um documento ou texto com informações relevantes sobre você, sua formação acadêmica e sua experiência que podem levar um empregador a contratar você.

Muita gente tem dúvida do que deve ser escrito no primeiro currículo, uma vez que você não tem muita experiência, por que nunca foi contratado. A dica é: conte com todas as experiências que você já teve na escola. Tesoureiro do grêmio de formatura? Ponha no currículo! A segunda a dica é: faça os cursos, seminários e aulas extras que estiverem a disposição. Procure perto de onde você mora e muitas vezes, você irá aprender algo gratuitamente ou por um preço baixo.
Até assuntos que você julga dominar, podem apresentar algo novo, e o bônus é você ter como comprovar aquele conhecimento.

A dica final é: reavalie suas habilidades. Por mais que pareça óbvio que você saiba usar o computador, é uma coisa que nem todo mundo sabe e que você pode (e deve!) colocar no seu currículo.

A respeito da apresentação do seu currículo, seja limpo e organizado. Evite um grande espaço em branco que surgiu por que você não sabe mais o que escrever. Reorganize-o e distribua as informações de modo a ocupar a folha corretamente. O título deve ser o seu nome, seguido de seu contato (endereço, telefone e e-mail). Há muitos sites que fornecem modelos de currículo prontos para baixar e completar com suas informações. Para ver um bom exemplo de currículo para pouca experiência clique aqui.







Essa semana trouxemos muitas entrevistas! Afinal, o tema requer experiência de quem já passou por isso, certo? Abgail Maciel, consultora empresarial, entrevista e contrata inclusive, quem está procurando pelo primeiro emprego. A nossa primeira entrevista é com ela, e as seguintes, com demais voluntários que falam sobre sua experiência no primeiro emprego.

Abgail Maciel, 47 anos, consultora empresarial, contratadora.


@: Qual foi seu primeiro emprego? Que cargo você exercia?
Meu primeiro emprego foi como professora pelo estado, logo na sequência deixei o magistério e fui em busca de um trabalho em um empresa privada. Coloquei como meta que queria ser secretária, e fui em busca disso, procurando em jornais, agências de emprego, entre outros. Nessa busca vi um anúncio que me chamou atenção, e fui até a empresa me candidatar à função. Era uma empresa de aluguel de automóveis, na qual atingi meu objetivo, ocupando o cargo almejado.

@: Como foi a sua primeira entrevista de emprego?
Foi realizada uma entrevista diretamente com o gerente executivo da empresa, que me fez perguntas inerentes a minha aptidão para o cargo, e então fui selecionada.

@: O que você acha mais importante para um candidato se dar bem no seu primeiro emprego?
É necessario que o entrevistado demonstre humildade, conhecimento técnico para realizar a função, demonstrar boa capacidade de se relacionar com os outros integrantes do grupo, pois trabalhar em equipe é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Aparentar zelo consigo mesmo também é fundamental, vestindo-se bem, não deixando a barba por fazer, entre outros cuidados necessários a um colaborador que participa de uma equipe. Mas é necessário que as roupas utilizadas na entrevista, sejam mantidas pelo funcionário em todo o tempo que estiver na empresa, não adianta ele aparecer de terno para a entrevista, e vir trabalhar de camiseta e calça jeans, afinal o funcionário não é avaliado apenas na entrevista, mas em todo o tempo que permanece na empresa. Além de tudo, é necessário ir focado em uma vaga, e demonstrar interesse perante o contratador, funcionários genericos geralmente não levam o entrevistador a acreditar que essa seja uma boa opção.


Carmem Esmeraldino, 42 anos, aposentada.

@: Qual foi seu primeiro emprego? Que cargo você exercia?
Meu primeiro emprego foi de balconista em uma loja de cosméticos, com apenas quinze anos, exercia o cargo de atendente.

@: Como foi a sua primeira entrevista de emprego?
Foi tensa, pois eu não tinha experiência alguma contei apenas com muita coragem.

@: O que você acha mais importante para um candidato se dar bem no seu emprego?
Experiência, boa aparência e formação escolar.

@: Qual foi o seu salário inicial?
Um salário mínimo.

@: Por que você escolheu esse emprego (o primeiro)?
Por que não tinha experiência alguma, não havia terminado ainda o ensino médio e porque também gostava de cosméticos. Por essa última razão não tive dificuldades de começar e de me adaptar ao emprego.


Walery Luci da Silva Maciel, 45 anos, diretora executiva AEBAS.

@: Qual foi seu primeiro emprego? Que cargo você exercia?
Assistente social na entidade beneficente AEBAS, contratada para substituição de uma outra pessoa que ocupava o cargo, era anteriormente estagiária, e foi contratada na sequência.

@: Como foi a sua primeira entrevista de emprego?
Bom, na realidade não houve um processo de seleção ou uma entrevista, eu era estagiária como assistente social, e fui contratada no lugar da titular do cargo.

@: O que você acha mais importante para um candidato se dar bem no seu emprego?
Atualmente faço parte da diretoria da AEBAS, e como contratadora posso afirmar que é necessário que a pessoa seja comprometida com a sua função, e esteja disposto a dar o seu máximo pela empresa. As duas coisas que mais faltam hoje em dia, são o compromisso e a responsabilidada com a empresa, tanto com horários, como com a sua função.


Ezequiel Medeiros, 27 anos, fotógrafo.

@: Qual foi seu primeiro emprego? Que cargo você exercia?
O primeiro emprego foi na empresa Software, um call center, o processo de seleção foi feito através de dinâmicas de grupo, e a avaliação individual foi feita através de um teste prático, realizando uma ligação a um cliente. Ocupava o cargo de operador de telemarketing.

@: Como foi a sua primeira entrevista de emprego?
Foi um processo de dinâmica de grupo, onde varios candidatos foram testados de uma só vez, mas estavamos todos sendo testados individualmente também, creio que tenha sido importante a maneira como eu estava vestido, ou as roupas que estava usando para que me contratassem.

@: O que você acha mais importante para um candidato se dar bem no seu emprego?
É preciso que o candidato mostre para o que veio, se demonstre interessado e esteja disposto a se aprimorar e a dar o seu maximo pela empresa.


Natanael Sergio Maciel, 56 anos, cartógrafo IBGE.

@: Qual foi seu primeiro emprego? Que cargo você exercia?
O primeiro emprego foi na ARTEFAMA, empresa de fabricação de móveis na cidade de São Bento do Sul, o processo de seleção foi através de provas escritas, atuava como auxiliar de escritorio

@: Como foi a sua primeira entrevista de emprego?
Não existiu entrevista, foi um processo de seleção através de provas.

@: O que você acha mais importante para um candidato se dar bem no seu emprego?
É necessário que o funcionário seja comprometido com suas funções, com horários, e com todas as outras questões envolvidas com a empresa.






> Texto sobre Como fazer seu Currículo, incluindo modelos prontos para você baixar.
> Dicas, ou melhor, os 12 piores erros na hora de preparar seu currículo, um artigo do site Abril.com que foi publicado na revista Você S/A.
> Lista das 10 perguntas mais feitas ao candidato em uma entrevista de emprego, inclui também, as melhores respostas.
> Site do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE) catarinense. Que inclui todas as informações que você precisa para conhecer e quem sabe participar do programa.

Marcadores: , ,

Postado por Leticia @ 16:11

5 Comentário(s)

Anonymous Manu disse...

MUITO BOM ANTENADOS! ESSE POST FICOU OTIMO, ABORDOU MUITO BEM O ASSUNTO E AS ENTREVISTAS FORAM UMA GRANDE IDEIA. TORÇO POR VOCÊS! BEIJOS

3 de agosto de 2010 18:55  

Anonymous daniela disse...

gostei muito das dicas para a primeira entrevista, os vídeos recomendados são muito legais. valeu (:

4 de agosto de 2010 11:18  

Anonymous luiz disse...

Valeu galera , realmente na hora de procurar o primeiro emprego deve dar um frio na barriga, mas este post vai me ajudar muiiiiito vou ficar ligado nas dicas do antenados . valllleeuuuuu. bjs gostei muito.

5 de agosto de 2010 05:18  

Anonymous Sonia disse...

E aí Antenados, vcs tbm estão inclusos na galera que procura o primeiro emprego, mas é isso aí é só seguir as próprias dicas que vai dar certo, ficou muito bom o post . Adorei. bjs e boa sorte

5 de agosto de 2010 05:21  

Anonymous Cris disse...

CARACA! AMEI O POST DE VOCÊS ESSA SEMANA!!!!! DEMAIS GALERINHA!!! :D

8 de agosto de 2010 13:48  

Postar um comentário

<< Voltar