O @ntenados é um blog que
reúne informação e
conhecimento voltado ao
público jovem. Nosso objetivo
é buscar assuntos que façam
parte do dia a dia e do
interesse dos estudantes.

Fabiano, Fred, Leticia e Priscila
são alunos do Terceirão
do Colégio Dom Jaime Câmara

Fabiano


Fred
@fred_zip


Leticia


Priscila
 
terça-feira, 29 de junho de 2010  
Cursos Técnicos

Fala pessoal da net! Nos encontramos de novo essa semana com um tema muito interessante (ok, sempre serão interessantes...): Cursos técnicos! Você aí que nos acompanhou no post anterior, percebeu que citamos um pouquinho sobre os cursos técnicos e que havia muitos empregos para os formados nele. Correto? (Se não leu, leia! Vai te ajudar a entender melhor o tema de hoje.)

Nós iremos mostrar a vocês as vantagens de se cursar um curso técnico, pois, acredito que muitos ainda se perguntem: qual é o melhor, Ensino superior ou um curso técnico? Muitos nem sabem que, com o segundo, têm-se mais oportunidades sair logo com uma vaga no (tão almejado) mercado de trabalho. Quer trabalhar cedo e sem tantos anos de cadeiras? Então continue lendo!

Buscando um pouco na história, o curso técnico surgiu com a necessidade de capacitar pessoas para que realizasse determinada atividade, isso aconteceu por volta do século XVIII em Portugal, com as aulas de comércio. Em seguida surgiram as aulas de navegação, logo depois as de desenho, e muitas outras. No século XIX com a revolução industrial, percebeu-se a necessidade de treinar os operários e que era impossível que a “maquina industrial” se movesse sem mão de obra capacitada, ou até especializada em determinada atividade. Com isso, as massas começaram a receber ensino técnico gratuito, e aí, definitivamente o técnico passa a desempenhar o papel fundamental que desempenha até hoje.

Atualmente, não só a indústria, mas todas as áreas de trabalho precisam de profissionais especializados, não só para gerir empresas, ou elaborar projetos, mas principalmente para realizar o processo, e cada vez mais, os cursos técnicos vêm tendo um papel fundamental na formação dessas peças tão importantes a qualquer meio de produção. Hoje, eles vêm sendo uma ótima opção para quem não tem condições de cursar o ensino superior, ou para quem precisa começar a trabalhar mais cedo.

No Brasil o ensino técnico é normalmente cursado simultaneamente ao ensino médio, sendo que os dois concluem-se ao mesmo tempo também. As vantagens dessa modalidade são inúmeras, mas dentre as mais importantes está a oportunidade de sair do ensino médio com uma vaga no mercado de trabalho praticamente garantida! O ensino técnico é considerado, no Brasil, um nível intermediário entre o médio e o superior.
As principais diferenças entre o técnico e o superior estão mostradas na tabela elaborada a seguir:

Para você entender melhor, a nossa sugestão de vídeo de hoje é o quadro Empregos de A a Z sobre cursos técnicos apresentado no Fantásico.



Um artigo do site Carreira e Capacitação em TI explica através de dados, o crescimento de oportunidade para os formados em curso técnico no estado de São Paulo. Como é de praxe, as informações do estado que é o polo industrial no país, servem de tendência pro jovem aqui do sul. Acompanhe as estatísticas que são mostradas no trecho a seguir:

“Os técnicos formados pelas Escolas Técnicas estaduais, em São Paulo, tiveram um aumento salarial médio de 22,2% entre agosto de 2008 e setembro de 2009. A cifra é mais de cinco vezes a inflação do período, que foi de 4%. O salário passou de 1,8 para 2,2 salários mínimos. A empregabilidade continua na faixa das pesquisas anteriores, 73,7%, dos quais 87,7% têm vínculo formal de trabalho. [...] Segundo pesquisas do IBGE, a média salarial do técnico no Brasil ficou em R$ 2046,00 sendo que a media salarial dos outros setores da economia é de R$ 937,00. Mesmo durante a crise mundial econômica os técnicos brasileiros mantiveram seu índice de empregabilidade e ainda tiveram um considerável aumento salarial.”
fonte: CarreiradeTi.com

Ok, você descobriu que o curso técnico é ideal para você. Mas que curso e em que instituição você irá realizá-lo? Outra coisa que diferencia os cursos técnicos dos superiores é isso: o grande volume de diferentes cursos técnicos. Mas não se assuste! Existem tantos cursos técnicos diferentes justamente por eles focarem o ensino e especializarem o aluno, de forma que sempre há um curso voltado exatamente para o que você deseja trabalhar. É muito importante pesquisar sobre os cursos e descobrir que tipo de aulas você irá ter. Não esquecendo de observar seu nicho de mercado, isto é, a empregabilidade para aquilo que você sonha fazer.

Até agora, a equipe do @ntenados espera que tenha ficado claro para você, leitor, as vantagens do curso técnico e o que ele tem de diferente do curso superior. Para arrematar o post de hoje, realizamos entrevistas com um empregador e um jovem que fez curso técnico, que vocês podem conferir a seguir.






O Arquiteto e Urbanista Rafael Caramori, da empresa Elementos Arquitetura, conversou com a gente sobre empregar o Maicon Vanderlê Braga, que cursou Design de Interiores. Os dois contaram para a nossa equipe as vantagens do Maicon ter feito curso técnico.

@ntenados: Por quê a empresa decidiu empregar um jovem com curso técnico? Que vantagens o curso técnico traz na experiência deste profissional?
Rafael: A empresa decidiu pela contratação de um jovem com formação em curso técnico, primeiro pelo conhecimento demonstrado pelo jovem, segundo por questões financeiras, já que, no momento, a contratação deste ficava mais barata para a empresa em comparação com um profissional com formação de curso superior. As vantagens do técnico, é que este é mais direcionado e possui um tempo de duração menor.

@ntenados: Como empregador você acha que o curso técnico dará mais condições profissionais para esse jovem seguir carreira na sua empresa?
Rafael: Com certeza, além do conhecimento adquirido durante a formação do jovem pelo curso técnico, este já possui um bom entrosamento com os profissionais da empresa.

@ntenados: Por quê você optou pelo curso técnico ao curso superior? Que vantagens ele trouxe em relação a sua carreira e ao mercado de trabalho?
Maicon: A opção pelo curso técnico e não um curso superior foi pela rapidez e por ser um método de ensino mais focado. Umas das vantagens foi adquirir um conhecimento a mais na carreira profissional por um período de tempo reduzido.

@ntenados: Que tipo de vantagens o curso técnico te proporcionou quanto ao conhecimento e experiência e se ele prepara realmente para o cargo a ser desempenhado na sua área de atuação?
Maiccon: Vejo um curso superior como algo já estruturado de qualidade, sim, mas algo já predefinido, já o curso ténico proporciona a opção de cada um montar o seu curriculo escolhendo cursos diferentes com o mesmo objetivo, ou seja, a mesma área de atuação, dando para o profissional um conhecimento rápido, focado e objetivo que prepara ele para o mercado de trabalho.





>> Quer um bom lugar para começar a escolher seu curso técnico? Acesse o site do SENAI, que além de te deixar por dentro do que você irá aprender, exemplifica onde você pode trabalhar com o respectivo curso!
>> Tabela (em pdf) da denominação de cursos adotada pelo MEC
>> Vídeo sobre a importância da capacitação técnica feito com alunos do IFSC Joinville que passou no Jornal Hoje
>> Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação

Marcadores: , , , ,

Postado por Leticia @ 15:30

7 Comentário(s)

Blogger Fred disse...

HAHA são incríveis os números, não parece mas esses cursos são muito importantes hoje em dia, aqui em floripa agora com o curso técnico de manutenção de aeronaves, o mercado vem crescendo muito
o curso tah otimo
:D

29 de junho de 2010 às 16:49  

Anonymous Sonia disse...

então galera mais jovem, aproveitem as boas dicas deste post para pensar no futuro, curso técnico pode ser uma boa pra você, dicas de uma técnica em contabilidade e bacharel em contabilidade.mas busque sempre mais curso técnico pode ser a boa do momento mas nunca se esqueça de sempre se reciclar e querer mais e mais.

29 de junho de 2010 às 17:20  

Anonymous Gabi disse...

Valeu pelas dicas, ficou bem claro e informativo.

29 de junho de 2010 às 17:24  

Anonymous Camila R. disse...

adorei a forma que vcs abordaram o tema usando gráficos e tabelas. achei o vídeo mto bom!

29 de junho de 2010 às 17:49  

Anonymous Ana Paula disse...

o layout desse blog é demais! parabéns!

29 de junho de 2010 às 17:53  

Anonymous André disse...

esse post me deixou ainda mais animado pra fazer curso técnico me agrada muito a idéia de trabalhar mais cedo $$$$
haha

30 de junho de 2010 às 12:40  

Anonymous Roberto disse...

Parabéns pela postagem pessoal! Hoje foi a primeira vez que eu visitei o blog, e já percebi um alto nível de informatividade. Eu tinha algumas dúvidas sobre o Curso Técnico, e consegui solucionar várias delas ao ler o post.
Aguardo ansiosamente a próxima postagem :D

30 de junho de 2010 às 16:28  

Postar um comentário

<< Voltar