O @ntenados é um blog que
reúne informação e
conhecimento voltado ao
público jovem. Nosso objetivo
é buscar assuntos que façam
parte do dia a dia e do
interesse dos estudantes.

Fabiano, Fred, Leticia e Priscila
são alunos do Terceirão
do Colégio Dom Jaime Câmara

Fabiano


Fred
@fred_zip


Leticia


Priscila
 
terça-feira, 13 de julho de 2010  
Instituições de Ensino e Diversidade de Cursos

Olá pessoal, nos encontramos novamente aqui no @ntenados no conhecimento. Quem anda acompanhando os assuntos do blog percebeu que os posts possuem certa linha de raciocínio e que estão em torno da escolha profissional e pessoal de cada um. Pois é, já te ajudamos (espero) na questão da segurança na hora de escolher, diferença entre curso técnico e superior e como anda o mercado de trabalho. Então vem outra cruel questão: São muitos cursos e muitas universidades! O que devo escolher afinal? No post anterior demos umas dicas sobre os diferentes tipos de ensino superior e de como escolher o seu. Nessa semana falaremos sobre as instituições de ensino e a diversidade de cursos.

A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), por exemplo, oferece cerca de 80 cursos (dados de 2009). 82 CURSOS! E não duvidemos que haja universidades com índices maiores ainda. Hoje em dia, há cada vez mais especializações em áreas cada vez mais específicas. Antigamente, fazia-se um curso superior “genérico” e, com ele, podia-se trabalhar em tantas áreas que hoje teríamos que cursar uns cinco cursos diferentes para exercer a mesma função. O que queremos dizer é que está cada vez mais difícil escolher especificamente o que se quer da vida profissional.

Os cursos estão se tornando mais específicos e ao mesmo tempo, diferenciados. Cursos inovadores com focos em mercados atualizados são cada vez mais presentes. Os cursos de Design de Jogos e Entretenimento Digital, Cosmetologia e Estética e Gestão de Negócios do Surf oferecidos pela Univali, são exemplos. Os três dão formação de Tecnólogos, termo que explicamos no post anterior. Quem busca esse tipo de curso, deve procurar essencialmente cursos técnicos em universidades privadas, que, geralmente, são as mais abertas ao oferecimento de cursos não tradicionais.

O que nos leva a uma antiga discussão: Universidade Pública ou Particular? Muitos mitos e especulações rondam por esse assunto, vamos entender o porquê. O ensino Superior Público no Brasil é o único que realmente oferece qualidade comparável (e até superior) ao particular. Então, é óbvio que, se você tem qualidade em ambos, muita gente (e possivelmente seus pais) irá preferir a instituição Pública por uma questão de economia doméstica.

Por outro lado, a universidade privada absorve quem não passou no vestibular para a instituição pública, quem recorreu ao um curso exclusivo daquela instituição ou quem tem condição financeira para escolher aquela universidade por qualquer motivo. Motivo que muitas vezes, é a qualidade. Por mais que as instituições públicas tenham uma grande presença e respeito, às vezes, questões que dependem de investimento interno deixam a desejar. Como infraestrutura, por exemplo.

Assim como a escolha do curso, a escolha da instituição é muito pessoal. Você pode descobrir que o mesmo curso tem enfoques diferentes em instituições diferentes. Abaixo, vamos dar algumas dicas de como começar a pesquisar sobre um curso em determinada instituição e ensino.


Hoje ficamos por aqui, esperando ter ajudado você a decidir onde e o que estudar. Não pudemos simplesmente dizer onde é melhor, são muitos cursos e universidades. Mas através de nossas dicas, esperamos que você possa pesquisar e decidir com mais clareza. Por fim, deixamos links de algumas instituições de ensino catarinenses pra você pesquisar como propusemos. Boa sorte!

Universidades na Grande Florianópolis
Universidade Federal de Santa Catarina (Federal) - www.ufsc.br
Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina (Particular) - www.sc.estacio.br
Universidade do Estado de Santa Catarina (Estadual) - www.sc.estacio.br
Universidade do Sul de Santa Catarina (Particular) - www.unisul.br
Associação de Ensino de Santa Catarina (Particular)- www.assesc.edu.br
Universidades no Interior Catarinense
Universidade do Oeste de Santa Catarina (Particular) – www.unoesc.rct-sc.br - Chapecó
Universidade da Região de Joinville (Particular) - www.univille.br – Joinville
Universidade Regional de Blumenau (Particular)- www.furb.rct-sc.br - Blumenau





> Lista dos Vencedores do Prêmio Guia do Estudante 2009, que premia as melhores universidades do país.
> Portal interativo do MEC com todos os cursos regulamentados, onde você pode escolher por região.

Marcadores: , ,

Postado por Leticia @ 09:39

8 Comentário(s)

Anonymous camila disse...

Valeu galera do @ntenados, achei legal as dicas para poder escolher melhor a instituição de ensino superior, bjs voa sorte!!!!!

15 de julho de 2010 às 07:27  

Anonymous sonia disse...

É isso aí , pra quem não decidiu qual curso ou como escolher a Universidade o post vai ajudar MUIIIITTTOOOOO.
muito bom, bjs

15 de julho de 2010 às 07:31  

Anonymous pedro disse...

muito legal o post e o blog

15 de julho de 2010 às 16:19  

Anonymous Luís disse...

Achei tudo ótimo, vou voltar aqui sempre!

15 de julho de 2010 às 16:20  

Anonymous João disse...

muito bom esse blog

17 de julho de 2010 às 09:26  

Anonymous Amanda P. disse...

Adorei essas dicas! Texto muito bom, parabéns!

20 de julho de 2010 às 08:06  

Anonymous Manu disse...

GOSTEI DE VER ANTENADOS, MAIS UM EXCELENTE POST!

3 de agosto de 2010 às 14:48  

Anonymous Roberto disse...

Fala galerinha! Retorno do período de férias para comentar os posts de vocês como sempre :D
Como sempre mais um post excelente pela equipe, com um ótimo esclarecimento das instituições de ensino. Obrigado ainda pelos links extras, desejo um bom trabnalho para vocês.

3 de agosto de 2010 às 14:55  

Postar um comentário

<< Voltar